Ethereum: Blobs, problema na rede à vista
Como algo que deveria ajudar a reduzir os custos está inesperadamente enchendo a rede com grandes lotes de dados.
EM RESUMO: O que um clássico filme de 1958 tem em comum com blockchain? A origem e o novo mercado que surgiu em torno dos ‘blobs’: BlobScriptions.io e EtherScription.com. Como blobs se tornaram o novo problema na rede Ethereum?
Continua abaixo…
O que Blobs tem a ver com blockchain?
No clássico filme cult de 1958, "The Blob", estrelado por Steve McQueen, uma criatura semelhante a uma ameba de outro planeta devora tudo o que vê pela frente.
Situação semelhante está acontecendo agora na rede Ethereum, onde “blobs" - um tipo de armazenamento de informações recentemente introduzido que deveria ajudar a reduzir os custos na rede mais usada por dApps e DAOs - estão inesperadamente se enchendo de grandes lotes de dados de imagens, texto e áudio.
Lançados com o Ethereum’s Dencun upgrade, os blobs [abreviação de objetos binários grandes] foram projetados para permitir que as chamadas redes de Camada 2 [L2], como a Polygon e Base, que se sobrepõem à Ethereum, e armazenam dados na rede de forma mais barata [redução de taxas para as L2].
Dito de outro modo:
Em sua última atualização - chamada Dencun -, a rede Ethereum adotou o EIP-4844. Essa atualização trouxe novas possibilidades e soluções para as redes L2 otimizarem a forma como se conectam na blockchain de base [L1]. Uma das soluções para otimizar as L2 são as transações “blobs”.

Transações do tipo 3 e ‘blobs’
O EIP-4844 aborda problemas de escalabilidade no Ethereum criando “transações tipo 3” e espaço para "blobs" de dados, que podem ser usados por L2s para liquidação em vez de chamada de dados. Um dos principais efeitos colaterais esperados disso é a redução das taxas para L2s.
Antes do upgrade Dencun, a Ethereum tinha um mempool, que armazenava temporariamente transações do tipo 0, tipo 1 e tipo 2. Agora, as transações do tipo 3 também estarão nesse mempool, mas o conteúdo real dos blobs será divulgado a parte e não estará disponível para o execution client. A transação do tipo 3 contém apenas uma referência ao blob (um hash) e não o blob em si.
Com isso, o EIP-4844 cria um novo mercado de gás de blob. Esse mercado operará de forma semelhante ao EIP-1559, variando a taxa básica de blob com base na oferta e na demanda.
A origem e o novo mercado em torno dos blobs
O Blobscriptions decolou graças a Tom Lehman e Michael Hirsch, que copiaram a ideia do Bitcoin Ordinals para a Ethereum.
A ideia rapidamente se transformou em um negócio. Como não usam o software automatizado por trás dos contratos inteligentes, o serviço Ethscriptions de Lehman e Hirsch economiza dinheiro na cunhagem e no comércio de NFTs e tokens ao inscrevê-los na Ethereum.
Com isso, está surgindo um novo mercado em torno dos blogs.
BlobScriptions
Há cerca de uma semana, a dupla Tom Lehman e Michael Hirsch criou outro site - chamado BlobScriptions.io - que permite que qualquer pessoa inscreva dados em um blob com apenas alguns cliques.
Lehman vê as blobscriptions como uma forma de democratizar os blobs.
"Eles foram criados para serem usados por organizações de bilhões de dólares", disse Lehman. "Por que não permitir que pessoas normais tenham a mesma capacidade?"
Por cerca de US$ 20 e alguns minutos para preencher um formulário, qualquer pessoa pode publicar uma blobscription. Muitas delas provavelmente são feitas por bots. Embora o valor comercial não seja claro, os operadores dos bots provavelmente estão apostando que alguns dos trabalhos serão apreciados.
Embora os blobs só permaneçam na Ethereum por cerca de 18 dias, serviços como o Ethscriptions mantêm os dados por mais tempo, dando às blobscriptions uma longevidade inesperada, enquanto esses serviços mantiverem os dados.
E isto nos leva a nosso próximo tópico…
Como “blobs” se tornaram o novo problema na Ethereum
Atualmente, as "inscriptions" de imagens, texto e audio são os maiores usuários de blobs - representando cerca de um terço do total -, de acordo com o rastreador de dados criptográficos Dune.

E esta situação tem levado muitos críticos a apelidarem as “blobscriptions” de lixo, em uma alusão ao grande incômodo que tem causado a todos, aumentando os preços de armazenamento na rede para todos.
Quando os blobs foram lançados, uma transação na blockchain L2 Base custava praticamente ‘zero’. Agora, no entanto, o armazenamento de blobs para a mesma transação custa 2 centavos.
Com isso, os custos vão se acumulando em milhões de transações, o que tem aumentado o custo do uso da rede para todos.
Segundo Roberto Bayardo, engenheiro que trabalha na Base da Coinbase:
"Se a assinatura de blobs fosse eliminada, veríamos os preços caírem quase a zero" - Roberto Bayardo.
O futuro dos custos na rede Ethereum
Parece que a estória dos Bitcoins Ordinals está se repetindo na rede Ethereum.
Para quem não se recorda, duas atualizações soft-fork trouxeram novas características técnicas na rede Bitcoin que, por sua vez, possibilitaram o surgimento dos Ordinals. A primeira foi o upgrade SegWit em 2017 - que aumentou o total de dados que um bloco poderia carregar e criou uma categoria de dados mais barata -, e a segunda foi o Taproot em 2021 – que habilitou o mecanismo pelo qual o conteúdo anexado aos Ordinals é publicado na rede.
Da mesma forma que ocorreu na blockchain Bitcoin, atualizações criadas para otimizar dados e reduzir os custos na rede, tomaram um rumo inesperado e se tornaram uma grande dor de cabeça para a blockchain Ethereum.
Se as blobscriptions continuarem a crescer, ou mesmo se mantiverem estáveis, os preços da Layer 2 - drasticamente reduzidos pela atualização de Dencun em março - poderão voltar a subir mais rápido do que o esperado.
O problema das taxas na rede Ethereum ainda está em aberto, e sem dúvida será interessante acompanhar como os desenvolvedores criarão novas ferramentas - e talvez mais atualizações - para reduzi-las novamente.
Por isso, continuaremos alertas para te trazer informações de ponta, em linguagem fácil e acessível.
Enquanto isso, mantenha-se curioso, continue aprendendo e aprofunde-se nas principais notícias e conceitos sobre blockchain, Web3 e outras tecnologias de núcleo.
A jornada está apenas começando. Espero te ver em breve!