Hedera, raio X do ecossistema 1
Saiba o que são DAGs. Confira um panorama geral do hashgraph Hedera
EM RESUMO
Hedera Hashgraph Vs Blockchains: O que é um hashgraph? Principais diferenças.
Hedera Hashgraph de A a Z: Noção. Token nativo. Hedera Network Services. Hedera Token Services. Staking e mecanismo de consenso. Processo de uma transação na Hedera. Quem governa a Hedera?
Modelo operacional e principais métricas [capitalização de mercado e receita e volume diário de negociações em dólares].
Hedera teve um crescimento considerável em várias métricas no primeiro quadrimestre de 2024 - especialmente na média diária de endereços ativos, média diária de novos endereços, DeFi TVL em dólares, capitalização de mercado de stablecoin e volume médio diário de DEX.
Tendo isto em conta, buscaremos traçar um raio X da hashgraph Hedera. Na primeira parte deste artigo, veremos o panorama geral do projeto e suas principais métricas.
Na segunda parte, veremos o status atual da Hedera em vários setores, como Defi, NFTs, games, dentre outros.
DAGs e Tecnologias de Ledger Distribuído [DLTs]
Além de Blockchain, existem outras tecnologias de registro distribuído (DLTs) como DAGs [Directed Acyblic Graphs] que trazem uma abordagem diferente.
A Hedera, por exemplo, é uma rede pública de criptografia e uma entidade governamental para a criação de aplicativos descentralizados (dApps) que aproveita um tipo exclusivo de DLT conhecido como hashgraph.
O que é um Hashgraph afinal?
Hashgraph é uma tecnologia peer-to-peer que elimina completamente a necessidade de qualquer infraestrutura transacional.
Em uma definição mais técnica, hashgraph é uma algoritmo ou técnica de informação e consenso de dados - que usa noções como o protocolo "gossip about gossip" e o mecanismo de votação virtual "virtual voting” para oferecer descentralização, distribuição e segurança por meio de hashing, mas sem os problemas da tecnologia blockchain como baixas velocidades de transação.
Pode-se dizer que hashgraph é um sistema computadorizado para documentar transações de ativos onde determinadas transações são registradas simultaneamente em vários locais. Diferentemente das blockchains, não há registro de dados em blocos nas hashgraphs, e cada node registra e sincroniza as transações em seu catálogo eletrônico.
Ela tem como principal objetivo solucionar os gaps criados pelas tecnologia blockchain e pelos DAGs, possibilitando transações mais rápidas e seguras.
Hedera Hashgraph de A a Z
A) O que é Hedera Hashgraph?
Hedera (HBAR) é uma rede pública hashgraph PoS, de código aberto e permissão pública, que utiliza um algoritmo Hashgraph para alimenta a rede, oferecendo alto rendimento, ordenação justa e consenso de baixa latência para todas as transações.
B) Token nativo (HBAR)
O HBAR é o token nativo e eficiente em termos de energia da blockchain pública Hedera. Os $HBARs possuem uma dupla função, pois são usados para pagar taxas de transação de aplicativos e proteger a rede contra ataques através do mecanismo de consenso Proof-of-Stake [prova de participação].
No tocante ao uso dos tokens nativos como combustível de rede, os desenvolvedores usam $HBARs para pagar por serviços de rede, como transferência de $HBARs, cunhagem de tokens fungíveis e não fungíveis, chamada de contratos inteligentes e registro de dados. Para cada transação enviada à rede, os $HBARs são usados para pagar taxas que compensam os nós de consenso pela largura de banda, computação e armazenamento.
Quanto à sua segunda função - uso do token nativo para proteção da rede -, importante destacar que a blockchain Hedera é uma rede pública, de código aberto, de prova de participação. Quando os $HBARs são disponibilizados nos nodes da rede para staked, tais tokens nativos têm uma influência ponderada no consenso para o processamento de transações.
Tal votação ponderada dificulta e encarece a possibilidade de um agente mal-intencionado afetar maliciosamente o consenso. Isto porque, tal exigiria que uma autoridade centralizada possuísse e colocasse em jogo mais de um terço do suprimento total de $HBARs da rede.
O $HBAR possui uma oferta total fixa de 50 bilhões. No final do primeiro trimestre de 2024, estavam em circulação 33,7 mil milhões de HBAR, representando 67% do fornecimento total de 50 mil milhões. A distribuição do HBAR ocorre trimestralmente e é reportada através do Relatório de Gestão da Tesouraria Hedera.
Segundo esse relatório, serão desbloqueados mais 3,6 mil milhões de HBAR no 2º trimestre de 2024 e, desse montante, 97% será alocado para o desenvolvimento de ecossistemas e protocolos de código aberto. Tal relatório também prevê que aproximadamente outros 10% da oferta total do $HBAR serão desbloqueados, o que inclui as novas subvenções do ecossistema.
C) Hedera Network Services
A Hedera Network oferece uma versão otimizada do Besu EVM para contratos inteligentes (Hedera Smart Contract Service), juntamente com um serviço de tokenização nativo (Hedera Token Service) e um serviço de gravação e verificação de dados de alto rendimento (Hedera Consensus Service).
Os desenvolvedores podem usar tais serviços não permissionados –conhecidos como Hedera Network Services –,para criar aplicativos descentralizados em uma variedade de linguagens de programação, incluindo Solidity, JavaScript e C++.
D) Hedera Token Service
A maioria das blockchains públicos e privadas [DLTs] oferecem tokenização com altas taxas, caros custos iniciais de infraestrutura, velocidades de transação muito lentas, complexidade no gerenciamento da governança, ou ainda, obstáculos regulatórios.
Pensando nisso, a Hedera criou o “ Hedera Token Service” para possibilitar a configuração, o gerenciamento e a transferência de tokens nativos fungíveis e não fungíveis na rede pública da Hedera com eficiência.
Hedera Token Service oferece um rendimento incrivelmente alto, taxas baixas e configurações de conformidade. Há até mesmo programabilidade nativa na rede usando chamadas de API para trocas atômicas e configuração de royalties personalizados - e para uma programação mais complexa, o Token Service é integrado ao serviço Hedera Smart Contract.
E) Staking e mecanismo de consenso PoS
A rede de blockchain pública Hedera usa um mecanismo de consenso de prova de participação [PoS - Proof-of-Stake], no qual a influência de cada node no consenso é proporcional à quantidade de tokens nativos que ele apostou.
Uma transação é validada e colocada em consenso depois de ser processada por nodes que representam uma participação agregada de mais de dois terços do valor total de $HBARs atualmente apostado e dedicado à segurança da rede.
O stake é expresso como um valor em $HBARs. É importante garantir que a maior parte do token nativo [criptomoeda] esteja realmente sendo utilizado em stake, para que a rede continue funcionando. Essas informações podem ser consultadas no último whitepaper da Hedera.
F) Hashgraph Algorithm
A Hedera é o único blockchain público que utiliza o algorítmo hashgraph, uma alternativa mais rápida aos demais mecanismos de consenso de blockchain.
O Hashgraph, criado por Leemon Baird, cofundador e cientista-chefe da Hedera, busca de forma eficiente, verificar transações e, ao mesmo tempo, garantir o mais alto padrão de segurança em uma estrutura de dados para evitar ataques maliciosos.
A Hashgraph alcança alta produtividade com mais de 10.000 transações por segundo atualmente e finalização de baixa latência em segundos com seu inovador protocolo de fofoca sobre fofoca e votação virtual. Quando o consenso é alcançado, a transação fica imutável ‘e disponibilizada no Ledger público para que todos possam vê-la de forma transparente.
O algoritmo hashgraph e o código da plataforma são de código aberto sob uma licença Apache 2.0.
G) O processamento de uma transação na Hedera Hashgraph
Depois que uma transação é criada por um cliente, ela é assinada criptograficamente, no mínimo, pela conta que está pagando as taxas associadas à transação.
Podem ser necessárias assinaturas adicionais, dependendo das propriedades definidas para a conta, o tópico ou o token. O cliente pode estipular a taxa máxima que está disposto a pagar pelo processamento da transação e, para uma operação de contrato inteligente, a quantidade máxima de gás.
Depois que as assinaturas necessárias são aplicadas à transação, o cliente envia a transação a qualquer node da rede Hedera.
O node receptor processa (por exemplo, confirma se a conta pagadora tem saldo suficiente para pagar a taxa) a transação e, se o processamento for bem-sucedido, envia a transação para a rede Hedera para consenso, adicionando a transação a um evento e transmitindo esse evento a outro nó.
Rapidamente, esse evento flui para todos os outros nodes. A rede recebe essa transação de forma exponencialmente rápida por meio do protocolo de gossip about gossip protocolo - https://docs.hedera.com/hedera/core-concepts/hashgraph-consensus-algorithms/gossip-about-gossip.
O registro de data e hora do consenso de um evento - e, portanto, das transações nele contidas - é calculado por cada node, que calcula a mediana independentemente das horas em que os nodes da rede receberam esse evento.
Você pode encontrar mais informações sobre como o registro de data e hora do consenso hashgraf é calculado aqui.
H) Quem governa a rede Hedera Hashgraph?
A Hedera Hashgraph é administrada por 39 organizações globais, conhecidas como Hedera Council, uma entidade composta por 39 grandes organizações líderes mundiais de vários setores - incluindo Google, LG, Magalu, Nomura, Worldpay, Boeing.
Neste Conselho, cada membro tem o mesmo direito de voto em relação a atualizações de software, preços de rede, decisões de tesouraria, contribuições da comunidade sobre os padrões do ecossistema, e assim por diante, via Propostas de Melhoria Hedera [HIPs].
Os membros do Conselho operam os nomes validadores da Hedera, enquanto a rede tem planos públicos de transição para a operação de nós totalmente sem permissão ao longo do tempo.
O Conselho centra-se principalmente na governaça para a estabilidade da rede e na gestão do Tesouro Hedera através de vários comités:
TechCom: Supervisiona e fornece insights sobre a funcionalidade tecnológica, estabilidade e segurança da Rede Hedera.
MemCom: Orienta as decisões estratégicas relativas à adesão ao Conselho, abrangendo recrutamento, métodos de seleção, políticas e retenção.
CoinCom: Aconselha o Conselho sobre gestão de tesouraria, preços de rede e estruturas de incentivos econômicos, abrangendo operações de piquetagem e nós.
CorpCom: Auxilia os membros na identificação de casos de uso da Rede Hedera e orquestra a colaboração em todo o Conselho em estratégias de entrada no mercado.
GovCom: Aborda políticas públicas e questões regulatórias que afetam a Rede Hedera, as operações do Conselho ou as interações dos Membros com a rede.
MarCom: Supervisiona e assessora o Conselho em iniciativas de marketing, relações públicas e divulgação.
Embora a operação da rede da Hedera seja atualmente de natureza permissionada, a divisão de responsabilidade entre cada um dos 39 membros do conselho diversificados geograficamente e por setor (à prova de conluio) é única entre as redes públicas.
Os membros do Conselho cumprem mandatos de três anos, estão limitados a dois mandatos consecutivos e possuem direitos iguais de voto nas decisões de rede e plataforma. Swirlds, o criador do Hashgraph, mantém um assento permanente no Conselho. Embora tenha voto igual na tomada de decisões, carece de privilégios adicionais.
Modelo Operacional da Hedera
Principais métricas da hashgraph Hedera
Para se ter uma idéia do status atual da Hedera, vejamos as seguintes informações da Hedera, relativas ao primeiro trimestre de 2024, extraídas do Token Terminal, Coingenko e DefiLlama:
Capitalização de mercado
Receita
Volume diário de negociação em dólares
Utilização da rede
1. Capitalização de mercado
A capitalização de mercado circulante do $HBAR aumentou pelo terceiro trimestre consecutivo, subindo 31% em relação ao trimestre anterior para US$ 3,8 bilhões.
E apesar da queda do desempenho do $HBAR em relação a todos os tokens - com sua capitalização de mercado caindo 4 posições, de 32 para 36 -, o $HBAR teve ganhos anuais impressionantes, com um aumento de 90%.
Quanto à capitalização de mercado totalmente diluída do $HBAR, verificamos um crescimento de 30% no 1º trimestre de 2024, de US$ 4,4 bilhões para US$ 5,7 bilhões.
2. Receita
A Receita da Hedera Network, derivada de taxas de transação de rede, caiu 31% no trimestre de 2024, para US$ 1,1 milhão. Isso se deu após uma receita trimestral recorde no quarto trimestre (US$ 1,6 milhão).
Aqui, importante destacar que com os resultados do primeiro trimestre de 2024, já é o terceiro trimestre consecutivo que a receita da Hedera Network ficou acima de US$ 1 milhão.
Divisão de receita pelo Hedera Services no primeiro trimestre de 2024:
Hedera Consensus Service - 9,1 milhões de HBAR [73% da receita]
Hedera Token Service - 1,2 milhão de HBAR [10% da receita]
Hedera Smart Contract Service - 1,2 milhão de HBAR [10% da receita]
Hedera Crypto Service - 780.500 HBAR [6% da receita]
Outros - 16.000 HBAR [0,1% da receita]
3. Volume diário de negociações em dólares
O volume diário de negociações em dólares teve um aumento de 49,8% , saltando de 6,35 milhões em 1º-jan-2024 para 9,51 milhões em 30-abr-2024.
4. Utilização [atividade de endereços e transações diárias]
A média diária de endereços ativos experimentou um grande aumento no primeiro trimestre, um aumento de de 6.600 para 13.036 [154% no 1º trimestre de 2024].
Parte desse aumento foi impulsionado por novos endereços, já que o número médio diário de novos endereços aumentou 62% em relação ao trimestre anterior.

A atividade de endereços na Hedera começou a aumentar em janeiro. Hedera MetaMask Wallet Snap - extensão de plug-in de navegador para MetaMask - foi ao ar em 16 de janeiro de 2024. Este plug-in permite que Hedera se integre com a carteira MetaMask , permitindo que 30 milhões de usuários ativos mensais do MetaMask interajam com aplicativos baseados em Hedera.
Houve uma diminuição de 45% na média de transações diárias, de 163,8 milhões no último trimestre de 2023 para 90,9 milhões em 31/03/2024 - depois de seis trimestres consecutivos de crescimento.

O Hedera Consensus Service continua a ser a fonte predominante desta atividade, responsável por 99% de todas as transações na rede.
Por hoje é só. Na próxima semana, na segunda parte deste artigo, veremos o status atual da Hedera em vários setores, como Defi, NFTs, games, dentre outros.
Enquanto isso…., mantenha-se curioso, continue aprendendo e aprofunde-se nas principais notícias e conceitos sobre blockchain, Web3 e outras tecnologias de núcleo.
Nos vemos em breve!
Isenção de responsabilidade:
Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins educacionais. Não damos conselho de investimento. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas neste website é por sua própria conta e risco.