O Bloco Gênesis faz 15 anos!
Tudo o que você precisa saber sobre o primeiro bloco de Bitcoin
EM RESUMO: O dia do Bloco Gênesis. Curiosidades sobre o primeiro bloco da Blockchain Bitcoin.
👉🏼🇬🇧English version
Há 15 anos, Satoshi extraiu o 1º bloco da Blokchain Bitcoin
Após o surgimento do white paper do Bitcoin no dia 31 de outubro de 2008, em uma lista de e-mails sobre criptografia, o Genesis Block - primeiro bloco de bitcoin e base de todo o sistema de negociação Bitcoin em vigor até hoje - foi minerado em 3 de janeiro de 2009.
O Genesis Block também é conhecido como Bloco 0 ou Bloco 1, e ainda está na rede Bitcoin, onde permanecerá enquanto houver um computador executando o software Bitcoin. Todos os nodes da rede Bitcoin podem consultá-lo, mesmo que ele esteja na outra extremidade da rede com centenas de milhares de blocos.
O que é um bloco afinal?
Um bloco é uma coleção de transações que são validadas em conjunto. As transações em um bloco são adicionadas de uma só vez à rede, que é o histórico completo de transações legítimas registradas na Blockchain Bitcoin.
Cada blockchain possui um Bloco Gênese, assim como cada rede tem um elo final. Costuma-se comemorar quando o primeiro bloco da Blockchain Bitcoin foi minerado, porque bitcoin foi a primeira criptomoeda do mundo, bem como sua Blockchain continua sendo a maior e a mais segura rede do planeta.
O dia do Bloco Gênesis
O número de transações em um bloco de Bitcoin é variável, mas, atualmente, costuma ficar entre 1.000 e 2.500.
De outro lado, os blocos demoram cerca de 10 minutos para serem validados ou "minerados". Esse “timing” está previamente definido no software, de modo que se os blocos forem minerados muito rapidamente, o obstáculo de validação criado para manter a rede segura e garantir que o processo de mineração seja competitivo fica automaticamente mais difícil, e vice-versa.
O Bloco Gênesis contém o primeiro conjunto de transações de bitcoin a ser validado que, na realidade, abrangeu apenas uma única transação - a distribuição da recompensa de 50 BTC pela mineração do bloco Gênesis em um determinado endereço.
Até hoje, os mineradores são recompensados por cada bloco minerado. O valor da recompensa recebida, no entanto, caíu para 6,25 BTC e, no próximo halving - evento que ocorre a cada quatro anos e reduz à metade a quantidade de bitcoins minerados por dia -, cairá pela metade, para 3,125 BTC.
No caso do Bloco Gênesis, havia apenas uma pessoa que sabia sobre o bitcoin para minerá-lo: o criador da primeira criptomoeda, Satoshi Nakamoto.
Satoshi (quase certamente um pseudônimo) minerou o Genesis Block em 3 de janeiro de 2009, três meses depois de ter publicado o Bitcoin white paper em um fórum de criptografia on-line. E agora, as pessoas chamam o dia 3 de janeiro de "Dia do Bloco Gênesis".
Porque o Bloco Gênesis é tão especial?
São vários os motivos que tornam o primeiro bloco do Bitcoin tão especial.
1 - A recompensa de 50 BTC foi enviada para um endereço do qual nunca poderá ser recuperada.
A transação de 50 BTC não foi registrada como tal da mesma forma que as transações posteriores.
Embora a recompensa tenha sido transferida para um endereço regular: '1A1zP1eP5QGefi2DMPTfTL5SLmv7DivfNa' - ela não pode ser gasta.
Isso se deve a uma peculiaridade ou bug possivelmente intencional, que impediu que a transação fosse adicionada ao banco de dados UTXO do Bitcoin. A sigla UTXO significa Unspent Transaction Output - Transação de Saída Não Gasta - e se refere a um modelo utilizado por várias criptomoedas cuja função é garantir que transferência de valores entre carteiras seja feita de forma idônea. É preciso enfatizar que nem toda cripto usa esse modelo.
É por isso que qualquer tentativa de gastar essas moedas fracassaria.
2 - A mensagem “secreta” existente no Bloco Gênesis
Satoshi escreveu uma mensagem “secreta” dentro das linhas padrão de dados anexadas ao bloco. Veja a mensagem dentro do quadrado vermelho na figura abaixo:
Esta mensagem refere-se à manchete da edição de 3 de janeiro de 2009 do The [London] Times sobre o fracasso do governo britânico em estimular a economia após a crise financeira de 2007-2008.
“The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks”
Apesar de Satoshi nunca ter comentado sobre o significado do texto, há duas teorias sobre o tema.
A maioria acredita que a mensagem serve como uma declaração de missão para o próprio Blockchain Bitcoin:
Bitcoin é um ativo de proteção da riqueza contra a inflação monetária.
Um dos objetivos de Satoshi ao criar o Bitcoin pode ter sido evitar que as pessoas tivessem que entregar dinheiro a um banco como alternativa a guardar dinheiro debaixo do colchão.
Em 2009, uma grande recessão estava em pleno andamento em razão da “crise do subprime”, desencadeada pela concessão de empréstimos hipotecários de alto risco (em inglês: subprime loan ou subprime mortgage), prática que arrastou vários bancos para uma situação de insolvência, repercutindo fortemente sobre as bolsas de valores de todo o mundo.
Essa crise foi motivada pela concessão desenfreada de créditos imobiliários, através das empresas como a Fannie Mae e Freddie Mac, controladas pelo governo americano, assim como por falhas na regulação do sistema financeiro que permitiam a transferência dos créditos hipotecários (CDS, CDO, etc.) em série, permitindo a transferência de riscos para outras contrapartes. Alguns citam também que a esse quadro se acrescenta, como plano de fundo da crise a manutenção de juros reduzidos pelo Fed (o sistema de bancos centrais dos Estados Unidos), como forma de estimular a economia norte americana, recém saída da chamada crise da bolha da internet (falência das empresas ponto com), que teria ocorrido em 2001.
Por consequência, na mesma época que a Blockchain Bitcoin foi lançada, muitas pessoas foram ao banco e descobriram que seu dinheiro havia sumido. Outras pessoas descobriram que suas aposentadorias haviam desaparecido .
Daí porque muitos acham que não é coincidência o fato de Satoshi ter escolhido essa mensagem específica para constar no Bloco Gênesis. Esse deveria ser o começo do fim da confiança das pessoas nos bancos que quebraram por seus próprios erros e, ainda assim foram resgatados pelos governos, utilizando o dinheiro dos contribuintes.
O fato de o comentário de Satoshi ter sido direcionado principalmente aos bancos, aos governos ou a ambos continua sendo um tópico de debate entre os entusiastas do bitcoin.
Outra teoria para a mensagem secreta do bloco Gênesis, menos conhecida, é que a inclusão de uma manchete daquele 3 de janeiro de 2009 servia como prova de que o código não foi escrito antes daquele dia. Satoshi talvez quisesse apenas dissipar qualquer menção de que ele havia minerado o bloco com antecedência para obter alguma vantagem como seu criador.
3 - O segundo bloco de Bitcoin foi minerado em 9 de janeiro
O segundo bloco de Bitcoin só foi minerado em 9 de janeiro, seis dias depois do primeiro.
Ora, é bom lembrar que os blocos de Bitcoin levam cerca de 10 minutos para serem minerados. Por que razão o tempo do segundo bloco foi minerado fora do tempo previsto no software Bitcoin?
Uma das teorias é que o algoritmo que ajusta a dificuldade da mineração para manter os 10 minutos só entra em ação a cada duas semanas, aproximadamente.
No entanto, dentre as muitas teorias, a mais divertida é que Satoshi estava conscientemente imitando os seis dias que Deus levou para criar o mundo, segundo o Livro Bíblico Gênesis.
Pensamentos finais
Independentemente do que está no imaginário das pessoas, desde 3 de janeiro de 2009 a Blockchain Bitcoin está funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana sem nenhuma falha, além de revolucionar a intermediação financeira e sua relação com a política monetária centralizada.
O Bitcoin, na verdade, são três coisas. Ele é um sistema de liquidação global para todas as transações que acontecem em sua rede, e que nunca foi “hackeado”. É uma rede financeira aberta, o ecossistema de valor criado em torno desta rede e, também, a tecnologia na forma do protocolo "blockchain”.
Ao possibilitar transações de valor sem a necessidade de um terceiro validador tradicional de confiança, o bitcoin tem provocado impactos econômicos, sociais, políticos e econômicos.
Não à toa, Wall Street e até Jamie Dimon - que recentemente voltou a atacar o bitcoin, sugerindo que ele deveria ser banido - jogaram a toalha, e estão prestes a pegar carona no bitcoin através de um Bitcoin ETF Spot.
Espero que seu início de ano seja extraordinário ! Fique em paz até nos encontrarmos novamente!
👉🏼 Se você encontrou valor neste texto, não esqueça de deixar seu 👍 e compartilhar ♻️ com seus amigos.